15 PLANTAS QUE AJUDAM A CONTROLAR PRAGAS DE FORMA BIOLÓGICA

Plantas que protejem os cultivos de forma natural e biológica.

Os patógenos encontram normalmente as suas plantas hóspedes através da visão e/ou olfato. Intercalar plantas aromáticas ou de odor forte pode fazer com que se desorientem. Plantar flores vistosas pode distrair os patógenos que normalmente procuram plantas menos visíveis. Com este tipo de plantas o que vamos conseguir é aumentar a atração de uns e diminuir a de outros.

1. Calêndula: repele pulgões, percevejos, mosca branca e nematodes. Repele o escaravelho do espargo. Atrai muitos insetos benéficos para uma horta

Calendula_officinalis


2. Alho: para além de ser uma das espécies mais consumidas na cozinha, cultivar alho numa horta é muito benéfico, especialmente se pretende cultivar tomates, já que é um bactericida e fungicida natural. A planta atua como um repelente de pragas que normalmente atacam aquela cultura. Repele nematodes. Usa-se também no cultivo de cenoura e morango.


3. Alecrim: o alecrim é considerado uma planta fácil de cultivar e adequada para jardineiros principiantes, com boa tolerância às pragas. Este arbusto é capaz de defender-se da larva da couve e da mosca da cenoura. A sálvia é um grande parceiro do alecrim. Atrai polinizadores.

alecrim3


4. Tanaceto: o forte aroma desta planta medicinal repele os insetos voadores. Pode ser plantada em qualquer jardim ou horta.

tanaceto


5. Hortelã: uma planta herbácea que se cultiva muito em todo o mundo devido à sua essência aromática. O odor da menta repele leptidópteros, como as traças, formigas e ratos. É uma boa opção para plantar nas zonas limítrofes dos cultivos. Nos limites da horta afasta as formigas. Também repele roedores. Atrai abelhas, zangões e borboletas. Ajuda a controlar as pragas de insetos.

menta


6. Tomilho: esta planta, muito utilizada na cozinha, requer pouco cuidado e tem preferência por terras firmes. O tomilho praticamente não tem inimigos. Afasta a larva da couve. Atrai abelhas e repele insetos indesejáveis.

tomilho-plantacao


7. Cravo: uma planta com uma forte carga emocional e política em Portugal, planta-se para acabar com as pragas de nematodes, cochonilhas e outros animais que atacam as raízes das plantas.

cravo


8. Coentro: O coentro, largamente utilizado na cozinha, é eficaz no controlo de afídios e ácaros.

coentro


9. Gerânio: para além de ser uma planta muito bonita e com flores de várias cores, os gerânios ajudam a proteger a horta. É um repelente natural de insetos.

Geranio-Pelargonium-domesticum-


10. Cidreira: é uma planta medicinal usada como repelente de insetos, sendo muito efetiva contra moscas, mosquitos e formigas.

erva-cidreira


11. Funcho: amplamente utilizado em saladas e, nalgumas culturas, em confeitaria e licores. Tem a capacidade de repelir as larvas.


12. Cinco-Chagas: também conhecida como flor-de-sangue, flor-de-chagas ou agrião-do-méxico, é uma flor que pode ser comestível, sempre e quando se cultive sem o uso de pesticidas. Repele nemátodos, vermes que atacam e matam as plantas, e insetos. Mantém os bróculos livre de pulgões, as abóboras livres de vermes. Afasta o pulgão, caracóis e formigas.

cinco_chagas


13. Absinto: planta medicinal e inseticida natural. Fará com que os animais se afastem da horta ou jardim. Repele gorgulhos, ácaros e lagartas em plantações de milho.

absinto


14. Manjericão: repele e afugenta a mosca branca, mosquitos, moscas e percevejos. É muito usada em cultivos de tomates e pimentos. Atrai polinizadores, aumentando assim a produtividade das plantas.

manjericao


15. Lavanda: atrai abelhas, zangões e borboletas.

lavanda

Fonte: Marketing Agrícola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *